domingo, 22 de junho de 2008

PERNAMBUCANIDADE



Seis horas antes do jogo ela se reúne com o grupo precursor. Orienta e repete o que eles, (alguns já com quase trinta anos de batalhão) estão cansados de saber:


- Verifiquem as entradas! Se há entulhos que possam ser usados como armas! Montem a divisão de torcida! Cuidado com a postura! Etc. e mais etc.


É mais um jogo. Normal. Rotineiro. A doutrina de Choque é relembrada e a preparação é sempre a mesma: cuidados, alertas, orientações, cuidados, cuidados, cuidados...


A tropa. Ah, a tropa... Já calejada, espera a distribuição das patrulhas. Sargento fulano: entrada da Angustura. Sargento Beltrano: Rua Manoel de Carvalho. Cabo Cicrano: Divisão de torcida. São em média 80 jogos por ano, entre Brasileirão e o Campeonato Pernambucano da primeira divisão. Todos devem ser perfeitos. É igual ao trio de arbitragem: se não aparecer funcionou a contento.


Três horas antes do jogo o capitão comandante do policiamento desloca o restante da tropa para o estádio. Chama a Aspirante e transmite as ordens finais. Cuidados, cuidados, cuidados...


Com pouco menos de um ano na unidade, a aspirante também já sabe suas atribuições. Aprendeu rápido. Já sabe que deve agir com segurança, equilíbrio, rapidez e com senso de justiça inerentes a quem decide num gabinete com ar condicionado. Não interessa. Acertou-se, agiu com bom senso. Errou-se, faltou maturidade, técnica e bom senso.


Tudo bem, essa é a profissão que ela escolheu desde que se entende por gente, quando envergava a farda azul do Colégio da Polícia Militar. Filha de um Praça da PM, estudou e conseguiu realizar o sonho de fazer o Curso de Formação de Oficiais e escolher o Batalhão de Choque para servir.


Começa o jogo. Apesar da aparente normalidade, pensa: hoje ta diferente. O clima não está bom! De repente, um ser desgovernado, destemperado, desesperado, sai do gramado, salivando e chutando uma “bola” em forma de garrafa e apontando seus dedos médios para a torcida da casa, que revoltada com aqueles gestos clama uma resposta. Cadê a Polícia? Tem que prender! Marginal!


Segundos são suficientes para a pronta resposta. Ela se aproxima e pensa: vou fazer a condução até o vestiário e em seguida será conduzido o “profissional” até a delegacia. Cometeu dois delitos. Não posso ser omissa.


- Me acompanhe!


- Não toque em mim! Não vou ser conduzido! Sai daqui sua polícia de merda!!!


Opa desacato: a partir daí, todo mundo viu. Tentativa de imobilização, fuga, jogadores partindo em socorro ao companheiro, seguranças no vestiário, confronto iminente, saída rápida e segura, presidente de clube obstruindo trabalho da polícia, desacatos, delegacia, denuncias absurdas de agressões e finalmente julgamento e condenação.


Durante o entrevero já se noticiava nas emissoras do Sudeste, o “absurdo” cometido pela polícia pernambucana. Terra de ninguém, atrasada, futebol de segunda, só podia dar nisso!


Durante toda a noite e na manhã seguinte as resenhas anunciavam, já estava eleita a culpada. Nossa briosa PMPE e em especial o Batalhão de Choque. Trabalho de quase vinte e oito anos jogado na lama pela imprensa do Sul/Sudeste, atribuindo à falta de preparo e a incompetência da polícia como causa para o que se viu nos Aflitos.


Não faz mal pensávamos nós, estamos acostumados à falta de reconhecimento, injustiças e denuncias vazias. Entretanto, com a enxurrada de acusações não só a aspirante, bem como toda a tropa, passou a ter um sentimento de revolta de como estavam sendo tratados. O exagero passou a nos incomodar. O alento vinha daqui!A nossa imprensa que estava presente ao estádio e acompanhou tudo de perto, começou a falar o que nos interessava: a verdade!!


Pela primeira vez se viu uma quase unanimidade de opiniões, comentários e relatos em favor da PM. Logo se percebeu que os estragos poderiam atingir não só a corporação, mas também o Náutico e a própria Federação Pernambucana de Futebol. A ferocidade dos meios de comunicação nacional, em particular as emissoras de televisão, com relação à incapacidade de serem realizadas partidas de futebol no estado de Pernambuco, acendeu a luz vermelha de alerta para as reais intenções para com o futebol do nosso estado.


Tentativa de tirar a possibilidade de sermos subsede da copa do mundo? Inveja da atual situação dos clubes pernambucanos na séria A do Brasileiro? Tentativa de impedir a realização da final da Copa do Brasil na Ilha do Retiro?


De repente, e de forma natural, começou a defesa coletiva de todos os pernambucanos. Imprensa, políticos, empresários e torcedores revoltados com os absurdos propagados pelos “colonizadores” como se aqui não houvesse tradição histórica, cultural, artística, política e no futebol.


Volta então à cena a nossa protagonista, a Aspirante Lúcia Helena, ainda sob os efeitos da ressaca da tumultuada noite, descobre em sua página de um site de relacionamentos, quase vinte mil recados contendo mensagens de cunho racista e de preconceito pelo fato de ser mulher, negra, policial e nordestina. O choque inicial deu lugar a uma postura impressionante de superação e demonstração de equilíbrio que demonstrou tanto no campo de futebol, quanto no desenrolar da ocorrência, bem como nas diversas entrevistas que concedeu ao longo dos últimos dias. As agressões que sofreu foram compartilhadas pela população pernambucana como se cada ofensa atingisse a alma de todos nós.


Pouco a pouco, a aspirante vai aparecendo nos noticiários locais e de forma tranqüila narra os fatos apresentando a verdade tão desprezada pela imprensa de fora. Aí vem então a oportunidade que todos os que fazem o futebol de nosso estado esperavam ter. Um programa de audiência nacional, com uma apresentadora curiosa com o fato de a nossa aspirante ter efetuado a prisão de uma “celebridade” carioca e talvez na tentativa de expor as “deficiências” e “incompetências” de nossos tão “despreparados” policiais, resolve entrevistar Lucia Helena. Finalmente, a oportunidade de expor aos desinformados o que se passou de fato. Programa voltado para um público diferenciado, poderia ter abordado o fato de ela ser mulher e buscar curiosidades da sua profissão. Não foi assim, inesperadamente, a apresentadora começou a zombar do nosso sotaque, no que foi prontamente corrigida por Lucia Helena. Começou bem. Pensei. Para depois num sentimento de admiração e orgulho ouvir durante mais de dez minutos a aspirante discorrer de forma brilhante sua história verdadeira.


Nas ruas o reconhecimento, em cada mensagem que recebemos, em cada telefonema, onde os choqueanos passam palavras de congratulações a serem levadas a aspirante. Lavou a nossa alma de policiais, acredito que tenha também lavado a alma de todos os pernambucanos que, gostando ou não de futebol, tem orgulho de ser Leão do Norte e de ter, nesse episódio, despertado mais uma vez o sentimento de PERNAMBUCANIDADE.


Ten Cel LUÍS - Comandante do Batalhão de Polícia de Choque de Pernambuco


Autor


29 comentários:

Oscar Paz disse...

Conheço "Heleninha" de tempos, muito antes mesmo dela ser PM. Pessoa equilibrada, um amor de filha para com sua mãe, e além disto, uma polícial na qual podemos confiar nossas vidas, sem nenhuma preocupação. Lúcia Helena faz parte da renovação da polícia militar de Pernambuco, onde os políciais tendem a agir mais com a cabeça e não com os músculos. Creio que se fosse em outras épocas, outros policiais teriam descido o sarrafo no marginal do André Luiz (Que saiu de vítma nessa história), mas a Asp. teve a frieza e as atitudes necessárias para conduzir bem seu trabalho e com brilhantismo o conduziu sem cometer abuso algum. Sei da sua luta para permanecer no quadro de políciais da PMPE. Espero que com esse ato, as autoridades vejam que ela é ímpar nas fileiras da nosssa garbosa Polícia Militar, de grandes políciais, e ela, sem dúvida já destacou-se com o seu feito e merece permanecer nesta centenária instituição. Parabéns a PMPE por ter uma profissional do nível da Lúcia Helena em seu quadro, e façam o possível para que ela permaneca, pois é de policiais assim que precisamos cada vez mais para fazermos uma sociedade mais justa, mais segura e menos desigual. Parabéns Heleninha!


OSCAR PAZ

Capitã PM Lúcia Helena disse...

Obrigada pelo comentário, Oscar! Quase um depoimento!!
Muito obrigada mesmo!!!

Fernando" M.Neto disse...

Ah, mais que digna a narrativa a esta jovem e tão gloriosa Lúcia. Conheço sua vida, seu esforço e seus brilhos com as estrelas já conquistadas. Este sentimento do Coronel Luís, autor do texto, foi sentimento compartilhado e sentido por todos nós. Pernambuco não precisa provar que temos uma Polícia com P maíusculo, pois Lúcia já provou. Avante, Lúcia! Continue conquistando tudo com seu esforço nobre, assim como sempre fez.

E sobre Pernambuco: Estado Nobre de Leões Audazes, não se preocupem, vocês têm muito o que aprender com nosso heróis.

Capitã PM Lúcia Helena disse...

Obrigada, Nandinho!
Vc, como sempre, demonstrando seu maravilhoso dom com as palavras!!
Obrigada!
BEIJÃO!!

Free Downloads disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Há anos conheço Lúcia e sei da sua firmeza de caráter e sua postura impecável diante das mais diversas situações. E como foi dito em outro comentário, a ela eu confiaria, como já muito tenho confiado, até mesmo a minha vida, sem nenhum receio ou dúvida! Mulher extremamente inteligente, resultado de uma infância e uma adolescência dedicadas ao estudo, ela é uma das mentes mais brilhantes que já conheci. Alguém faz idéia de quantas vezes ela foi a melhor aluna do ano? Para resumir, eu poderia simplesmente dizer em todos eles! E foi por decisão e desejo dela que usou todo esse conhecimento e garra para ingressar nos quadros da Polícia Militar de Pernambuco, corporação tão amada por todos nós, e que é auxiliada e abrilhantada pela presença e atuação da nossa grande Asp! A forma como agiu naquele "dia fatídico" não nos envergonha em nada. Só nos engrandece e nos faz ter orgulho de sermos tão bem representados enquanto PERNAMBUCANOS, e tão bem protegidos enquanto CIDADÃOS. Mas acima de tudo, acima de todas estas considerações, ela é alguém com quem realmente podemos contar, e alguém em quem podemos realmente confiar! Tenho a mais absoluta certeza que é o desejo de todos que você continue o seu caminho, perseverando na busca de seus objetivos, vencendo cada barreira, superando cada obsáculo, e elevando cada vez mais o nome da nossa grande Corporação, do nosso adorado Estado, e da nossa idolatrada Pátria, nosso amado Brasil!

madson disse...

Apesar de não conhecer a Aspirante Lúcia Helena, tornei-me fã dela, a ponto de criar uma comunidade no orkut para homenagear a atitude dessa brava guerreira. Nós, policiais militares devemos seguir o exemplo dela, que se portou profissionalmente, conduzindo a situação no jogo Náutico x Botafogo com lucidez não se deixando influenciar e mais, colocando o jogador de futebol no seu devido lugar, não permitindo inversão de valores como vemos muitas vezes. Oxalá todos os PPMM fossem iguais a esse exemplo de pessoa,e por fim, dizer que ela é digna de honras e elogios.Parabéns Tenente!

Anônimo disse...

E ISSO AE LENINHA ALIVIA PRA ELES NAUM

[BFR]DINHO[RJ] disse...

seus 15 minutinhos de fama acabaram.Flw! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leokm2 disse...

atitude incorreta, assume,,,
15 minutos de fama acabaram?

[BFR]DINHO[RJ] disse...

como é que tu fala em preconceito se tu diz numa gravação que o andré pensa que ta numa favela do rio???...e ainda fala em coerencia tu sabe o que significa isso???eu acho que não.

ps:um "canhão" segurando uma pistola...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

[BFR]DINHO[RJ] disse...

rodrigo...ta comendo???que coragem hein!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Sinceramente, achei a sua atitude ridicula. Abusou da sua autoridade! Atitude lamentavel

biel disse...

ASPIRA...
VC É UMA FANFARRONA!!

agiu mto mal nesse incidente...
lamentável

Unknown disse...

pedi pra sair 06....sua fanfarrona !!!


teu naúticú, vai cair pra segundonaaaaaaaaa !!!!

Capitã PM Lúcia Helena disse...

Bem, aceitarei todas as críticas, porém as mensagens com palavras de calão serão retiradas.
Tenho dito!

Unknown disse...

oLHA SOH VC qUEM COMEÇOU TUDO...
ELE TAVA ERRADO MAIS VC QUERIA APARECER MAIS DO QUE O JOGADOR...

POLICIA DE PERNAMBUCO ESTA DESPREPARADA...
VERGONHA DO BRASIL...

Unknown disse...

Primeiro: "um ser desgovernado, destemperado, desesperado, sai do gramado, salivando e chutando uma “bola” em forma de garrafa e "
Isso da uma leve AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
Segundo: È lógico que a aspirante estava "nervosinha" e aparentemente DESPREPARADA para tal ocasião.
Me assusta e me revolta ver que mesmo depois de tanto tempo ela ainda acha que agiu de maneira correta.MInha filha se você acha isso vai trabalhar em outra profissão...porque com certeza o erro foi seu e não da Escola de Policia Pernambucana,porque lá eles te ensinaram o certo,você que não aprendeu.

Unknown disse...

Pq vc não vem fazer um tour no RJ,
Seria muito bem vinda ..rs rs rs !
Q bom q o seu querido náutico vai
para segunda divisão e seu estado,
de merda e seu estádio q é um galinheiro sumiriam juntos...Lixo humano.
...

Unknown disse...

No engenhão será outra historia..
Vamos mostrar pra pernabuco o que
é segurança.
E se tiver de brincadeira,já sabe!

Unknown disse...

Por isso que o nordeste tá a mer** que está....Graças a "competencia" de policiais como voce!

Ah e antes que fale alguma coisa do sudeste, eu sou baiano....Ah! E futebolzinho de 2ª? pelo que eu saiba Pernanbuco só tem 2 times na 1ª divisão, enquanto o RJ tem 4!

Diego disse...

Bem, moro em Fortaleza, então essa de preconceito não cola comigo. e nem sou botafoguense.

o que aconteceu foi simplesmente falta de bom senso de sua parte, aspirante, e pior que a falta de senso, é utilizar clamarente da situação para aparecer!

aí quando seus 15 minutos de fama acabam-se, resolve criar um blog, numa tentativa desesperada de votar aos holofotes. Mas não vai dar certo.

Tomara que a torcida do Botafogo não usem os torcedores do Nautico para pagar o pato da raiva, aliás justa, que estão da polícia pernambucana no próximo jogo no RJ, que está prestes a acontecer.

sem mais,

reveja seus conceitos, aspira.

Diego.

Thiago disse...

Você devia observar que a manutenção de um blog como este só vai ajudar a perpetuar a sua má fama Brasil afora, porque claramente indica que você quer ter um minutos a mais de fama. Melhor deletá-lo e sumir do mapa, pra que todos esqueçam logo de você. Não adianta, o jogo foi transmitido ao vivo pro país inteiro, é a sua palavra contra as imagens. E as imagens mostraram claramente abuso de autoridade e falta de experiência pra lidar com uma situação como aquela. Imagine se fosse numa Copa do Mundo? As imagens rodariam o mundo e passaríamos vergonha mundialmente. Aprenda a se comportar durante um jogo de futebol, até compreendo que policiais como você, despreparados, procedam daquela maneira - ou até de formas piores - contra o cidadão comum, em situações comuns, à exemplo da polícia carioca. Mas seja esperta, ao menos, pra ver que não pode fazer isso num jogo de futebol diante de câmeras da Globo e sair impune. Quis jogar pra platéia do Náutico e esqueceu o resto do país. Essa vergonha você vai carregar a vida inteira. Que sirva de lição.

Guga disse...

Quem defende a atitude da polícia contra o Botafogo, levando o jogador no meio da torcida, com risco de ser espancado pela torcida do Náutico e toda aquelas barbaridades que se viu pela televisão, spray de pimenta e etc.. só pode estar defendendo a volta da ditadura, a epóca dos capangas e coronéis e etc......Foi um absurdo tudo que aconteceu e digo mais se sou dirigente do botafogo , meu time não voltava para o segundo tempo, dps daquele circo armado pela policia..Andre Luis não é nenhum marginal de alta perciulosidade pra ser imobilizado e agredido por mais de 10 policiais, uma covardia sem tamanho...é a minha opinião, espero que seja respeitada. (Obs: Sou carioca e flamenguista, não tenho nada contra o nordeste, minha mãe nasceu no nordeste etc..)

arethusa disse...

SOU NORDESTINO COM ORGULHO, SOU DE NATAL RN, NAO POSSO SER HIPOCRITA E DEFENDER ESSA POLICIAL SÓ PELO FATO DE EXISTIR UMA SUPOSTA RIVALIDADE ENTRE NORDESTE E SUDESTE, VI O JOGO E POSSO OPINAR O SIGUINTE: TODOS ERRARAM O JUIZ AO DAR O CARTAO QUANDO O JOGADOR NAO FEZ A FALTA AS IMAGENS SAO CLARAS O JOGADOR NAO TOCOU NO RUY E ELE SIMULOU E JUIZ "PESSIMO" VIU O QUE NAO EXISTIU, DEPOIS O JOGADOR ERROU POR TER FEITO GESTOS INADEQUADOS "MAS SE FOR PRENDER AO JOGADOR POR TER FEITO GESTOS OUDITO ALGO PRA TORCIDA ENTAO TAMBEM PRENDAM A TORCIDA QUE CHINGA MUITO MAIS OU OS DIRETOS NAO SAO IGUAIS?" ELE SEGUIU ERRANDO AO AGIR MAL PERANTE A ABORDAGEM DA POLICIA PELO PROPIO DEPOIMENTO DA SENHORA POLICIAL ELE FALOU QUE ELA ERA DE MERDA "O QUE TAMBEM CONCORDO" QUANDO ELA O TOCOU NAO EXISTE NEM UMA LEI QUE DAR DIREITO AO POLICIAL ABORDAR UMA PESSOA DE ESSA MANEIRA ISSO MOSTRA REALMENTE O DESPREPARO DESSA SENHORA E NAO SOMENTE DELA MAS DE TODA POLICIA BRASILEIRA, MORO NO EXTERIOR E DE FORA DA PRA VER MELHOR OS PROBLEMAS DO NOSSO PAIS, EN QUANTO MOREI EM NATAL VI MUITAS VEZES A VIOLENCIA DA POLICIA QUE É PIOR QUE OS BANDIDOS POIS OS BANDIODOS ROBAM O MATERIAL E A POLICIA QUER ROUBAR A SUA MORAL PORQUE SE CONSIDERAM SERES SUPERIORES QUANDO ERA ESTUDANTE MUITAS VEZES FUI ABORDADO PELA POLICIA E SEI O QUE É ISSO, TENHO MUITOS AMIGOS DE RECIFE E TAMBEM ALGUNS POUCOS FAMILIARES E TODOS DIZEM QUE NATAL ERA UM PARAISO COMPARADO COM RECIFE ONDE QUEM MANDA É A MALANDRAGEM A POLICIA DE LA SÓ VAI ATRAS DE VICIADO EM CHICLET E DE TRAFICANTE DE FIGURINHA, A SENHORA POLICIAL FICOU CONHECIDA POR TER PRENDIDO UM DESPORTISTA MAS PELO QUE ANDA NUNCA SERA CONHECIDA POR TER DESBARATADO UMA BANDO DE TRAFICANTE OU COISA ASSIM, FIZ UMA PESQUISA "FACAM O MESMO" PARA SABER O INDICE DE VIOLENCIA NOS ESTADOS BRASILEIROS E PERNAMBUCO ESTA ENTRE OS PRIMEIROS EN TODOS OS TIPOS DE VIOLECIA, ONDE ESTA A POLICIA DE PRIMEIRO MUNDO? REPITO A IMCOMPETENCIA NAO É APENAS DA POLICIA PERNAMBUCANA MAS DE TODO O BRASIL, MAS SÓ CONCORDA COM ESSA SENHORA "LOS AMIGUITOS" DELA E UMA E OS TORCEDORES DOS TIMES DA REGIAO O BRASIL A MIDIA DO BRASIL INTEIRO ESTA ERRADA E SÓ PERNAMBUCO E ADJASECIAS ESTA CERTA, POR FAVOR, CABECA É PRA PENSAR NAO PRA CRIAR PIOLHO. PRA TERMINAR UM CONSELHO, SENHORA MARIA HELENA NAO FACA COMO A ANA PAULA "BANDEIRINHA" QUE APROVEITOU TODA UMA POLEMICA SOBRE ELA DEPOIS DE ERRAR FEIO EM JOGOS S. PAULOxSANTOS E BOTAFOGO x FIGUEIRENSE SE NAO ME EQUIVOCO E OUTORS MAIS ELA APROVEITOU PRA POUSAR NUA ELE É MAGRINHA E AINDA TEVE QUE USAR FOTOSHOP MAS VOCE NAO TEM FOTOSHOP QUE DE JEITO SE VOCE CAIR NESSA BESTEIRA VAI ACABAR TENDO QUE PAGAR INDENIZACAO A REVISTAS POR PERDAS E DANOS.

"UNA DE LAS MAYORES VIRTUDES DEL SER HUMANO ES LA DE RECONOCER SUS ERRORES, SOLO ASI SE PUDE CRECER"

obs.estou usando o email de uma amiga já que nao tenho conta google.

Unknown disse...

"Pela primeira vez se viu uma quase unanimidade de opiniões, comentários e relatos em favor da PM."


seu próprio blog mostra que a grande maioria dos comentários, não só de cariocas ou botafoguenses, são contra as atitudes da pm. longe de eximir de culpa o jogador, mas para punir os erros de um atleta existe a justiça desportiva, que prevê punição para todas as atitudes erradas do mesmo, tanto é que ele foi punido posteriormente. o principal erro foi da sua pessoa, primeiro por achar que o atleta deveria ser punido pela justiça comum, o que não acontece em NENHUM JOGO em NENHUM PAÍS; e segundo pois o jogador estava se encaminhando para sair de campo tranquilamente, com os seus próprios companheiros de polícia apenas o acompanhando, quando você o quis levar como se fosse um marginal ou um moleque desordeiro, querendo mostrar autoridade ou apenas se sair bem diante das câmeras. tentativa mais do que falha

Vinícius Barros disse...

PRIMEIRO QUE VOCÊ NÃO PODERIA ENTRAR EM CAMPO SEM A AUTORIZAÇÃO DO ÁRBITRO, SEGUNDO QUE VOCÊ É UMA POLICIAL DE MERDA MESMO E TODOS OS PERNAMBUCANOS SÃO ANALFABETOS! VAI TOMAR NO CÚ!

Vinícius Barros disse...

EU NUNCA TIVE PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS ATÉ VOCÊ APAREECER E FICAR FAMOSA SUA IMBECIL. VOCÊ FAZ COM QUE TODOS OS MORADORES DO SUDESTE FIQUEM CEGOS DE RAIVA DOS NORDESTINOS!