segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Novo e velho, alegre e triste

Fico feliz por estar vivendo outro momento da história, mas não consigo me esquivar de pensar em todo o sofrimento dos meus antepassados que tanto sofreram sem poder vivenciar, expressar e propagar sua rica, tradicional e bela cultura. E isso me traz um misto de alegria e tristeza simultaneamente, que assola o meu peito e minha mente, transbordando em forma de lágrimas nos meus olhos...

Goiana, 25 de novembro de 2014.

domingo, 16 de novembro de 2014

Continuidade...

Ontem chicotes
Hoje (em)balas

Recife, 16/11/2014

domingo, 28 de setembro de 2014

35 anos de Movimento Negro em Pernambuco

Noite especial comemorativa dos 35 Anos do Movimento Negro em Pernambuco. Feliz e honrada por ter participado de um momento ímpar nessa história de tantas lutas que muito nos orgulha e envaidece. Agradeço imensamente seu pioneirismo, sua beleza, sua garra, sua resistência, características marcantes nas mulheres, em especial nas mulheres negras. Obrigada Inaldete Pinheiro de Andrade pelo convite e por iniciar esse dialogo e as açoes no enfrentamento ao racismo em Pernambuco, juntamente com Irene de Sousa "In Memorian", Tereza Cristina França de Moraes, Laurinete Teles de Santana, Auxiliadora Maria Martins da Silva, Maria Conceiçao da Silva, Gilda Guimarães da Silva, Martha Rosa Figueira Queiroz, Maria Lúcia Gomes dos Prazeres, Adelaide Maria de Lima, Jandira Batista, Maria do Rosário Trindade dos Santos. Parabéns e nosso muito obrigadaaaa!!!! Beijão. Com Inaldete Pinheiro, Liana Lewis e Elizabete Godinho.


Aproveito a oportunidade para elogiar a Professora Liana Lewis:
Nossa queria e competente Professora Liana Lewis. Estava incomodada porque a Mestra de cerimônias não anunciava o seu nome durante o evento... esperava e nada. Decidi dizer a ela da sua presença, mas quando olhei a audiência, vc não estava mais. Esperei que voltasse, mas... Gostaria de lhe agradecer por sua presença no evento, por trabalhar tanto no combate ao racismo, por lecionar maravilhosamente sobre as questões da população negra no Brasil e no mundo. Olho pra vc e me lembro de uma música de Zeca Baleiro, Alma não tem cor, que diz "branquinho neguinho, um branco negão". Considero que vc, ao seu jeito é uma negrona também!!!! Obrigada por tudo!!! E parabéns pelo seu trabalho e pela sua luta!!! Abração!!!!

Olha aí outro branco negrão:

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Obrigadaaaaa!!!!

Primeiramente agradecer a DEUS por mais um ano de vida. Mais um ano que Ele nos permite viver. Agradecer a todas as pessoas que estiveram a minha volta comemorando esse momento, em especial minha rainha linda, minha mãe maravilhosíssima! e toda a minha família, seja a de sangue, seja a construída ao longo do tempo de vida, sejam os amigos, as amigas, colegas de faculdade, de trabalho, etc. Todos que enviaram mensagens no facebook, no zap zap, por SMS, que ligaram, que me deram um, dois, três abraços... kkkkkkkkkkkkkkkk Obrigada por tudo! Obrigada por cada um, ao seu jeito, existir nas nossas vidas! Amoooooooooooooooooo!!!

"Engraçado..."

Primeiro largaram ao léu e exigiram trabalho estável e moradia fixa
Pra não serem presos por vadiagem...

Agora não oferecem uma digna educação e exigem que seja "letrado" pra ser quase totalmente reconhecido socialmente... e olhe lá!!!

domingo, 24 de agosto de 2014

Ninguém se importa

Ninguém se importa com a cultura (policial) militar
Só sabem criticar
Não procura ver
                    se aproximar
                    estudar
                    entender
Ninguém se importa...

Recife, 22 de agosto de 2014.
Às 18h55

domingo, 10 de agosto de 2014

Feliz Dia dos Pais!!!

Primeiramente quero felicitar a DEUS, nosso maior Pai. O Pai dos pais.
Obrigada também ao meu pai, de quem herdei a altura, a possibilidade de estudar no Colégio da Polícia e o gosto pela PMPE. Um dia vc me colocou no colo e eu também tive a oportunidade de te carregar... Obrigada por, mesmo estando doente, marcar presença num momento tão especial e importante da minha vida, minha formatura do Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares de Pernambuco.
Hoje, longe da Terra, peço a DEUS que Ele perdoe todos os seus (nossos) pecados e te coloque num bom lugar no reino dos céus.

Obrigada ainda mais a minha mãe, que também é pãe (pai + mãe). Esta sempre esteve ao meu lado. Obrigada mãe por existir na minha vida! Obrigada a DEUS por permitir esse nosso maravilhoso encontro.
A família aumentou. Não é mais apenas só a de sangue. Hoje temos familiares do coração. Aqueles que encontramos ao longo da vida. Obrigada a todos por existirem nas nossas vidas.
AMOOO!!!!


Jesus pregou o amor entre as pessoas

Outro dia, durante a V Caminhada ao Òrìsá Òsún em Camaragibe, um homem com sinais claros de embriagues começou a chutar as pessoas que passavam, gritando que ele era de Jesus. Praticando a intolerância religiosa com os participantes do evento. Ora, se ele realmente conhecesse a palavra que Nosso Senhor Jesus Cristo pregou ele saberia que Seu norte principal era o amor. Jesus demonstrou amor pela mulher, tão discriminada na época, pelas pessoas com deficiência, pelas prostitutas, pelos leprosos, pelos demais doentes, etc. Ele se aproximou das minorias demonstrando AMOR!!!! E hoje nós podemos nos deparar com uma pessoa dessa, que diz ser de Jesus para agredir outras pessoas de Religiões diferentes... ahh.. tenha dó!!!!

Respeito e amor acima de tudo

Não é necessário que eu seja lésbica para respeitar os homossexuais e toda a população LGBT.
Não é necessário que eu seja do Candomblé, da Umbanda ou da Jurema Sagrada para respeitar as Religiões de Matrizes Africanas, afrobrasileiras ou afroindígenas e seus filhos(as).

Não fazer parte desses seguimentos e respeitá-los é um exemplo para que demais pessoas também possam fazê-lo. NÃO É IMPOSSÍVEL AMAR AS PESSOAS QUE SÃO DIFERENTES DE NÓS. Não é impossível respeitá-las. Pelo contrário! Somos todos seres humanos.
É preciso que nós nos identifiquemos por aquilo que nos aproxima, aquilo que nos é semelhante, que é a nossa humanidade. E não que nos afastemos devido àquilo que nos diferencia.

Agradeço a DEUS por ele permitir isso. Esse amor, esse respeito ao próximo.

Amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!
Respeitooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!

Recife, 10 de agosto de 2014.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Isaar França me representa

A Revista Pernambucanas foi lançada no último dia 02 de julho de 2014.
Dentre as matérias está uma entrevista com a cantora pernambucana Isaar França.
Mulher pernambucana, negra e cantora. Além disso tudo ainda é ex-aluna do Colégio da Polícia Militar.

Issar França me representa!!!!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vitória histórica do movimento negro na promoção da igualdade racial

Gente, esse debate não vem de hoje...
Trata-se de uma conquista histórica por parte de um movimento que já completou mais de 40 anos. De uma resistência secular. Aqueles que tiverem suas opiniões contrárias, saibam que isso vem sendo discutido há mais de 40 anos. Todos seus argumentos já foram vencidos!!!!

Merecido!!! Cotas pra já!!!


Ver:
http://www.geledes.org.br/lei-de-cotas-servico-publico-entra-em-vigor-nesta-terca-feira/

sábado, 12 de abril de 2014

Helena

Helena, morena Helena
Morena pequena, Helena
Minha voz pequena e serena
Te canta e te gosta Helena
Morena
Minha avó Helena


Lúcia Helena


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Abertura da I Semana Nordestina da Visibilidade Trans

Ver matéria no Blog do GT Racismo PMPE:
http://gtracismopmpe.blogspot.com.br/2014/01/i-semana-nordestina-da-visibilidade.html


Porque discriminar não é humano!

Foi um show maravilhoso no Teatro Apolo/ Recife Antigo! Com performances e músicas maravilhosas, difíceis de ver e ouvir em qualquer lugar! 
Amei participar desse momento.
Parabéns a todos/as os/as artistas e organizadores/as do evento.