sexta-feira, 19 de junho de 2015

Lançamento da Biblioteca de Inaldete Pinheiro


A noite de ontem, 18 de junho de 2015, foi muito especial para o movimento negro pernambucano e para toda população negra brasileira. Foi o dia do lançamento da Biblioteca de Inaldete Pinheiro, pesquisadora e escritora, precursora do Movimento Negro em Pernambuco, que existe aqui há mais de 35 anos. O evento aconteceu no Teatro Hermilo Borba Filho, situado no Recife Antigo, às 19h00.


Panfleto entregue aos participantes do evento

A biblioteca está situada entre paredes domésticas e possibilita contato on-line com o público para troca de informações de títulos e referências sobre a temática negra, por meio do site: www.inaldetepinheiro.com.br



"O espaço contém livros, jornais, fotografias, revistas, cartazes e outros documentos. É o resultado de 35 anos de ativismo negro, quando o estudo e a prática caminharam em paralelo formando um conjunto de obras abrangentes a várias áreas do conhecimento."

"A organização do acervo da Biblioteca Inaldete Pinheito é uma obra premiada no edital do COncurso Público número 01/2013 - III Ideias criativas alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de Novembro, realizado pela Fundação Cultural Palmares e pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural/Minc."

Estavam presentes familiares de Inaldete Pinheiro e vários integrantes do movimento negro, mestres, doutores, ativistas, artistas e pessoas do público em geral.
Eu não poderia deixar de me fazer presente num momento tão especial. 
O evento contou ainda com a presença do Rose Buffet, típico de comidas africanas.




Nenhum comentário: